

Em 2008 A remota ilha de Namalsk foi colocada em quarentena após um surto viral devastador. A origem da infecção foi um misterioso artefato encontrado sob o gelo durante uma escavação conduzida pela organização secreta conhecida como TEC. O que deveria ser um avanço científico transformou-se em um pesadelo biológico, contaminando 70% da população da ilha e convertendo os infectados em Criaturas sedentas por carne humana.
Diante do caos e do risco de propagação global, a força militar ICG (Iron Crown Group) foi enviada em uma missão crítica: investigar a ilha e garantir que a TEC não recuperasse o artefato. Em um embate brutal contra a organização e os horrores espalhados pelo vírus, a ICG conseguiu destruir o artefato, mas a vitória foi curta. Antes que pudessem escapar, a TEC detonou uma ogiva nuclear previamente escondida na ilha, apagando todas as evidências de seu envolvimento e erradicando os agentes da ICG.

Apesar da destruição de Namalsk, a TEC conseguiu recuperar uma amostra do vírus dos escombros radioativos.
A amostra foi transportada para um novo local: Valning, uma região isolada, onde a organização deu início a experimentos ainda mais perigosos.
Laboratórios subterrâneos foram construídos para entender o potencial do vírus, buscando controlá-lo ou, pior, transformá-lo em uma arma biológica letal. No entanto, em 2012 algo deu terrivelmente errado, uma reviravolta política expôs sua localização ao público global, resultado de um vazamento provocado por agentes chineses infiltrados.
A notícia atrai caçadores de recompensas e aventureiros de todas as partes, interessados nas riquezas e segredos ocultos na ilha, mas sem saber dos perigos que enfrentam. A TEC por sua vez tenta se defender dizendo que "Foi detectado a possibilidade para a cura de muitas doenças" e por isso que eles estavam fazendo essas pesquisas, e que os dados que o governo chines divulgou publicamente eram uma mentira para tentar obter vantagens.
Após o vazamento do governo chines sobre a pesquisa secreta americana, muita tensão foi colocada sobre os EUA e isso deixou os cientistas com medo de possíveis ataques e decidiram acelerar as pesquisas a todo vapor causando assim diversas falhas e por fim um novo desastre foi causado, os experimentos saíram do controle e diversas atividades anômalas foram detectadas na ilha e algumas regiões se tornaram radioativas trazendo uma grande dificuldade em acessá-las. A pesquisa saiu do controle por invasões hostis na tentativa de obter os dados; por consequência, desrespeitaram diversos parâmetros de segurança e danificaram muitos experimentos, devido a isso muitos se expuseram a materiais biológicos perigosos sem proteção e as mais diversas aberrações tomaram forma causando caos nas instalações de pesquisa.

Recém-chegados desembarcam no único ponto de entrada controlado pelos militares americanos. O clima é tenso, com uma triagem rigorosa onde cada pessoa é interrogada, registrada e avaliada para possíveis trabalhos.
Além de manter a ordem e proteger a base, os militares recrutam habilidosos sobreviventes para missões arriscadas dentro da ilha, oferecendo proteção mínima em troca de recursos ou informações adquiridas. Durante a triagem, alguns cientistas da TEC monitoram a chegada, discretamente oferecendo recompensas por qualquer amostra biológica das criaturas e quaisquer coisas interessantes encontradas.
Atualmente a TEC mantém a fala de que não se pode perder essa chance de poder criar a cura para doenças antes incuráveis. Eles insistem em avançar para dentro dos escombros dos antigos laboratórios para conseguir reunir o máximo de recursos possíveis.
Ao mesmo tempo, os soldados devem ficar mais atentos com invasões de outros grupos
com o intuito de obter e vazar informações, além obviamente de lucrar com essa situação.
O estado atual da ilha é instável e é necessário estar esperto o tempo todo, pois a qualquer
momento algo pode pular no seu pescoço e acabar com sua vida.
SGT. OLIVER: "Eu não sei o que você tem na cabeça para vir a esse lugar, mas espero que
esteja ciente que tudo aqui pode te matar, então caso goste da sua vida eu recomendo você
ser cauteloso a cada passo, e mais importante que isso, não me cause problemas! Ou eu
mesmo te mato."